Evento inova com programação mais enxuta e dinâmica, sem deixar de lado abordagem aprofundada dos temas em debate. Participantes ganharão mais tempo para a interação com os palestrantes.
Felipe Assis - FESEMPRE
25/07/2014 • 10:42

Neste ano, o 10º Congresso Interestadual FESEMPRE - "Fiscalização e Controle Social na Administração Pública" volta para seu tradicional local de realização. O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte-MG. Informações sobre inscrição e como chegar podem ser obtidas no hotsite: http://www.fesempre.org.br/congresso.
O tema central aponta para o papel fundamental da sociedade civil no sentido de direcionar o Estado ao fim a que foi criado, qual seja, a garantia dos direitos de seus cidadãos. Conforme o presidente da FESEMPRE, Aldo Liberato, o controle governamental está cada vez mais interrelacionado com o controle social.
"Não é segredo para ninguém que é preciso haver uma interação e um equilíbrio entre o controle governamental e o controle social para que uma sociedade seja realmente democrática. E é aí que entra o servidor público, o movimento sindical. De que forma devemos atuar, qual é o nosso papel na construção de um Estado mais igualitário e eficiente para com seus cidadãos", indaga.
Para ele, o desenvolvimento de controles sociais eficientes para a fiscalização da Administração Pública requer um projeto bem discutido e elaborado, que se disponha de mecanismos legítimos e conhecidos. "O controle social nasce com a participação popular na Administração Pública. Temos certeza de que daqui sairão algumas alternativas possíveis para melhoria dos processos democráticos no país", coloca Aldo.
Programação
Com cinco temas de palestra, a serem proferidas por competentes especialistas, além do eixo central, o evento abordará os seguintes assuntos: Eleições 2014 - Seus Reflexos, Contexto Social e Participação Sindical (com Diretoria e Equipe FESEMPRE); Gestão de Pessoas na Administração Pública (com Wladimir Andrade, Procurador do Município de Juiz de Fora-MG); Orçamento Geral da União (com Max Leno de Almeida, Supervisor do Escritório Regional do DIEESE no Distrito Federal); Criminalização dos Movimentos Sociais e Interferência do Estado no Movimento Sindical (com Marcos Verlane, Assessor Parlamentar do DIAP, e Francisco Gérson de Lima, Procurador Regional do Trabalho da 7ª Região); Transparência Governamental (com Luciano Adiel, Advogado e Contador).
Também integra a programação um espaço para Suporte aos Filiados (esclarecimento de dúvidas com as Assessorias Sindical, Educacional e Jurídica da FESEMPRE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário