Sindicatos se reúnem em plenária para debater as Reformas Trabalhista e Previdenciária.
Na manhã desta terça-feira, 26 o auditório da sede do SINSERV foi palco de uma planária que reuniu vários representantes sindicais de Vitória da Conquista e Região Sudoeste da Bahia.
Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SINDACS, SIMMP, Pequenos Produtores Rurais, Sindicato dos Servidores Municipais de Itororó e SINSERV, debateram durante toda manhã os efeitos negativos a que as reformas vão submeter trabalhadores e aposentados.
Em sua palestra o Dr. Flávio Vieira, assessor jurídico da FESEMPRE esclareceu sobre a PEC 873/2019, que já está em vigor desde sexta-feira, 1° de março, e cuja tramitação no Congresso Nacional deverá ocorrer em paralelo com as mudanças que podem pôr fim ao direito de uma aposentadoria digna e encolher a rede de proteção social para milhões de brasileiros.
"Essa medida absurda, antidemocrática e inconstitucional visa retirar das entidades que legitimamente representam a classe trabalhadora os recursos que ainda lhes restam após a infame reforma trabalhista. Eles Acreditam que, dessa forma, irão minar a nossa organização e força para enfrentar essa proposta de reforma que mantém privilégios e empobrece o trabalhador.
A cada dia fica mais evidente que a MP 873/2019 representam ataques sem precedentes aos direitos dos trabalhadores, às organizações sindicais que os representam e, por consequência, ao estado democrático. Nenhum país é realmente uma democracia sem sindicatos fortes e esta Medida Provisória coloca em risco a sobrevivência do movimento sindicais. - Afirmou Dr. Flávio."
Durante as intervenções dos participantes, Antônio Figueiredo há anos militando no movimento sindical rural e representando o Sindicato dos Pequenos Produtores Rurais de Vitoria da Conquista, falou que a categoria mais sacrificada será a rural no que se refere a aposentadoria. Segundo ele, o pequeno agricultor vive apenas do que planta e que mal dá para o próprio sustento e, com a reforma que atinge drasticamente a população rural, a coisa vai ficar ainda pior.
Reforma da Previdência será catastrófica para trabalhadores e aposentados, afirma movimento sindical
Desde os governos anteriores vendeu-se a ideia de que é necessária a Reforma da Previdência para que o país possa avançar. No entanto, os efeitos da mesma será catastrófico para trabalhadores e aposentados.
Com este preambulo Dr. Lucas Nunes, assessor jurídico do SINSERV deu início a sua palestra a respeito da Reforma da Previdência que, segundo ele, tende a atingir drasticamente os trabalhadores urbanos e rurais. Citando enfaticamente a questão da idade exigida pela proposta de reforma, Dr. Lucas explanou ricamente sobre a situação sempre deixando claro que os movimentos sociais devem se organizar e se mobilizar contra a reforma em parte ou em todo o seu teor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário